10 janeiro 2010

INCLUSÃO DO TEMA AMBIENTE E SAÚDE NA ÁREA DE PROJECTO DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO.

INCLUSÃO DO TEMA AMBIENTE E SAÚDE NA ÁREA DE PROJECTO DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO. REDE DE ESCOLAS

30-09-2009
Ensino Secundário

A protecção do ambiente e da saúde constitui um dos maiores desafios que se colocam à sociedade moderna, no quadro assumido de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.

O Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde (PNAAS), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/2008, de 4 de Junho, visa melhorar as políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores ambientais, promovendo a integração do conhecimento e da inovação, assegurando a coerência com as políticas, planos e programas existentes, recorrendo aos melhores conhecimentos científicos disponíveis e convidando à participação de todas as partes interessadas.

No vector de intervenção Informação, Sensibilização, Formação e Educação do referido Plano, estão previstas várias iniciativas, entre as quais se destaca a criação de uma Rede de Escolas dos ensinos básico e secundário que integrem a temática Ambiente e Saúde na Área Projecto.

Nesse contexto, foi produzido um documento orientador relativamente à abordagem do Tema Ambiente e Saúde na Área de Projecto dos ensinos básico e secundário.

Será criado um Fórum de Acompanhamento dos professores que trabalharem esta temática que contará com especialistas na Área de Ambiente e Saúde.
São parceiros institucionais da DGIDC neste projecto a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direcção-Geral da Saúde e o Alto Comissariado de Saúde.

Respeitando a autonomia pedagógica das escolas, nomeadamente o seu Projecto Educativo, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular convida as escolas a associar-se a esta iniciativa, que se enquadra no contexto da Educação Ambiental e da Educação para a Saúde que as escolas têm vindo a promover.

As inscrições dos professores que pretendam integrar a Rede de Escolas são feitas on-line pelo Director(a) do Agrupamento/Escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário