10 janeiro 2010

Área de Projecto 12º ano - Porfolios

Organização do Porfolio
O QUE É E POR QUE USAR O PORTFOLIO? O Portfolio é um instrumento de construção de conhecimentos no processo ensino –aprendizagem.
É uma forma diagnóstica e contínua de acompanhamento e avaliação de um trabalho desenvolvido, onde se pode verificar e problematizar hipóteses em variadas situações.
Portfolios de aprendizagem são colecções de informações importantes vindas de diversas fontes: livros, revistas, jornais, Internet, depoimentos de alunos, pais professores, funcionários e demais envolvidos no trabalho, entre outros, fundamentados em registos (anotações) da experiência escolar quotidiana, ou seja, dos momentos de aprendizagem.
Assim, o Portfolio é uma estratégia, é um diário de aprendizagem onde se regista constantemente, a partir da pesquisa, uma selecção de amostras do trabalho realizado, as dúvidas e as conquistas do ou dos elementos do grupo de trabalho, levando-os à descoberta do mundo do conhecimento.
Construindo um Portfolio (PASSO A PASSO)
1. Estabelecer um conjunto de regras básicas para a colecta de itens que devem ser arquivados para a pesquisa;
2. Colectar mostras dos trabalhos e material de pesquisa: fotografias, registos escritos, avaliações, desenhos, entre outros;
3. Registar, arquivar e documentar o trabalho, durante todo o seu desenvolvimento;
4. Transformar os registos em material de consulta e reflexão contextualizada;
5. Preparar e conduzir pesquisas e entrevistas, tabular dados e registar resultados em tabelas e gráficos, organizando as informações;
6. Realizar registos sistematizados, usando fundamentação teórica e referências bibliográficas. Confrontar os conhecimentos do senso comum com os conhecimentos teóricos;
7. Realizar registos de caso: observações, análises, avaliações e reflexões sobre o trabalho desenvolvido individualmente e/ou em grupo.
8. No final das actividades, o Portfolio estará pronto e será um arquivo, um documentário demonstrativo do trabalho realizado por todos os envolvidos no processo de construção de conhecimentos.
ORIENTAÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO PORTFOLIO:
Quando te propões fazer uma investigação deves seguir o método científico, para que os teus resultados sejam credíveis e aceites pela comunidade científica. Eis uma PROPOSTA que podes seguir quando vais fazer um projecto para um trabalho científico. Organiza um Portfolio ou dossier de grupo onde vais organizando todos os documentos referentes ao projecto.
Problema/Objectivo
Que ideia vais tentar testar? Qual a questão científica a que vais tentar responder? Ou Qual o objectivo do trabalho que vais desenvolver?
Justificação
Que interesse tem este projecto (para os meus projectos de vida, para o meu desenvolvimento pessoal, para a minha escola, para a minha região…)
Hipótese/Produto
Como pensas que o teu projecto vai responder ao problema?
Prediz os resultados da tua experiência mas apoia essas previsões em argumentos válidos (expõe as tuas previsões de resultados em termos mensuráveis)
Que produto final vais obter? Define-o bem.
Pesquisa de informação
Vai verificar o que já se sabe sobre o assunto; cuidado, esta fase tende a demorar muito mais tempo que o necessário. Para o evitar faz antes uma lista de tópicos concretos que tens de investigar e depois segue-a rigorosamente.
Não te disperses, pesquisa só informação directamente relacionada com o teu problema ou tema.
Procura fontes de natureza diversa: livros, revistas científicas, Internet, consulta de especialistas…
Procura fontes seguras; na Internet há muitos sites que não são de confiança do ponto de vista científico.
Procura não só os conhecimentos teóricos necessários mas também as técnicas que precisas dominar.
Organiza essa informação de forma fácil de consultar.
Arranja uma forma de esquematizar a informação mais relevante: mapa de conceitos, resumo, …
Procura, se necessário, um tutor para o teu projecto: um especialista no assunto. Pode estar próximo de ti ou estar contigo através da Internet.
Procura uma entidade (ou mais que uma) que se relacione com o teu tema e te apoie.
Procedimento
Explica detalhadamente a experiência ou procedimento, como se de uma receita se tratasse. Outra pessoa deve conseguir repetir todo o processo seguindo esse procedimento (testa se isso é possível, com um amigo ou familiar).
Usa desenhos ou diagramas sempre que se revelar útil.
Tens de ser claro sobre as variáveis (elementos da experiência que mudam para testar a hipótese) e o controlo (elementos da experiência que não mudam).
Refere medidas de segurança que te pareçam necessárias.
Certifica-te que a experiência testa verdadeiramente a hipótese, ou que a parte prática do teu trabalho conduz completamente ao produto final desejado.
Divisão de Tarefas
É essencial que as tarefas enunciadas no ponto anterior sejam divididas pelos elementos do grupo de modo a ficar claro quem é responsável por cada tarefa.
A divisão de tarefas terá em conta o perfil de cada elemento do grupo.
Calendarização
Divide o trabalho a realizar em fases e calendariza cada uma delas: data de início e data em que devem estar terminadas.
Materiais
Lista espaços físicos, materiais e equipamento que são usados durante o procedimento.
Verificar o que existe na escola e o que tem de ser angariado. Tomar medidas no sentido de conseguir os recursos que não existem na escola.
Observações/dados/resultados
Prever possíveis obstáculos e alternativas para o trabalho poder prosseguir no caso de eles se verificarem.
Prever como se vai fazer um registo diário de observações, que inclua não só os resultados mas as dificuldades, os processos encontrados para a s superar…
Prever o registo fotográfico das fases do projecto e resultados. Pensar outras formas de registo conforme o tipo de trabalho a realizar.
Procurar a forma de tratar estatisticamente os resultados, se necessário.
Depois disto, prepara uma apresentação pública do teu projecto. Consulta documentos que te ajudam a preparar essa apresentação.
Apresentação - Aspecto que um portfolio deve ter:
O portfólio deve ter uma capa com identificação dos elementos do grupo de trabalho, tema abordado, área curricular, data e estabelecimento de ensino.
O portfólio deve conter, no início, um índice respeitante aos seus conteúdos com indicação das páginas de acesso aos mesmos.
O portfólio deve conter: introdução e respectivo desenvolvimento onde deverão ficar devidamente explicitados: o tema/problema em estudo; justificação da escolha do mesmo; principais objectivos a atingir; obstáculos/soluções; procedimentos efectuados e/ou a efectuar com as respectivas justificações; recursos utilizados; reflexões; análises …
O material arquivado deve estar bem organizado e permitir uma fácil consulta por outras pessoas (devem ser utilizados separadores devidamente identificados).
A quantidade e qualidade do material arquivado deverá mostrar produtividade e empenho por parte de cada elemento do grupo de trabalho.
O portfolio deve reflectir um bom plano de trabalho com calendarização e uma boa divisão de tarefas.
O material arquivado deve reflectir o trabalho desenvolvido passo a passo.
Todos os documentos arquivados deverão estar identificados com data e indicação da fonte.
Todos os documentos não originais deverão ter referência às fontes e um breve resumo feito pelos alunos que os consultaram.
Caso aconteça, deverá haver registos dos contactos feitos (mails, cartas, ofícios, telefonemas, reuniões…).
Pelo menos uma vez por quinzena deverá haver um registo de discussões de grupo e suas conclusões acerca do trabalho realizado.
Os documentos deverão ser legíveis.
O grupo deverá apostar numa boa diversidade de documentos, na criatividade, na originalidade e numa boa apresentação.
Todas as escolhas deverão ser devidamente justificadas.
A língua materna deverá ser utilizada duma forma correcta (sem erros ortográficos).
Reserva algum do tempo disponível para anotares todos os passos indispensáveis à realização dos relatórios de processo e de produto final.

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