10 janeiro 2010

Como Desenvolver um Projecto:12º Ano

Desenvolver projectos etapa a etapa!
Apresentamos 4 etapas para o desenvolvimento dos projectos:
1. Selecção do tema/problema do projecto
2. Concepção e elaboração dos projectos
3. Execução do projecto/realização do produto final
4. Apresentação pública do produto final
Etapa 1 – Selecção do tema/problema do projecto
A identificação e caracterização do tema, do problema a desenvolver é uma fase extremamente
importante neste roteiro. A escolha deve partir de um debate na turma em que se procurará
organizar uma lista de possíveis temas/situações/problemas a explorar. O tema escolhido
deverá ser descrito, enquadrado, caracterizado, o que permitirá o seu desdobramento em
problemas parcelares. É nesta etapa que a turma se divide em pequenos grupos (de 3 a 5
elementos).
Critérios de selecção:
• Os temas devem estar relacionados com as opções vocacionais dos alunos, com as
profissões que pretendem exercer e com os interesses pessoais. O projecto deve estar
relacionado com a área de estudos dos alunos;
• Os saberes e as competências que o tema pode propiciar;
• Os temas escolhidos têm de estar em conta com o projecto educativo da Escola, o que
remete para o contexto social, patrimonial e cultural em que se encontra inserida;
• Os temas devem ter em conta os recursos disponíveis na Escola e na comunidade ou
que possam vir a ser adquiridos;
• Os projectos têm de conduzir a uma realização que se concretiza num produto. São os
produtos a apresentar à comunidade que realizam as intenções dos projectos.
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Etapa 2 – Concepção e elaboração dos projectos
Depois de escolhido o tema e de formados os grupos de trabalho passa-se à fase de elaboração
do projecto. Este processo exige da parte do grupo uma atitude de trabalho determinada.
Habituados a aprender de uma forma em que é o professor que orienta o processo de
aprendizagem, o trabalho de grupo requer uma atitude de grande responsabilidade que está
intimamente ligada à autonomia.
É nesta fase que se procede ao levantamento das potencialidades individuais para
desenvolverem o trabalho a que se propõem: ao nível dos conhecimentos que possuem, do
saber-fazer necessário ao desenvolvimento das tarefas/actividades, as diferentes competências
que detêm designadamente as que se relacionam com o domínio das tecnologias de informação
e comunicação.
Resumida e esquematicamente, podemos enunciar algumas das actividades a levar a cabo pelos
alunos, organizados em grupos de trabalho.
• o levantamento dos recursos materiais e humanos necessários à concretização do projecto;
• o reconhecimento e identificação dos saberes necessários à realização do projecto a
concretizar num produto;
• a explicitação das fases de trabalho, das tarefas e dos recursos necessários;
• a calendarização e planificação do trabalho;
• a divisão de tarefas pelos elementos do grupo;
• a fundamentação técnica e científica das opções assumidas;
• a previsão de orçamentos.
• Os instrumentos e técnicas de avaliação a usar em cada momento.
Faz parte deste tipo de trabalho as reformulações que constituem, na maior parte das vezes,
progressos no desenvolvimento do projecto
Etapa 3 – -Execução do projecto/realização do produto final
Nesta fase, o trabalho de pesquisa será concretizado através do trabalho de campo que passa
pela recolha de dados, pesquisa bibliográfica, observação directa, concepção e aplicação de
inquéritos por questionário, realização de entrevistas, registos-áudio, fotográficos e vídeo,
consulta de bases de dados, etc.
Este material terá de ser objecto de tratamento: recolha, selecção, organização e interpretação
dos dados recolhidos. É a partir deste material, produto do contacto directo com a realidade a
estudar, que se analisa a informação, se elaboram sugestões de intervenção.
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Etapa 4 – -Apresentação pública do produto final
O projecto concretiza-se num ou mais produtos que podem assumir várias formas:
• produção escrita, como por exemplo relatórios, ensaios, textos diversos, organizados numa
publicação em papel ou online;
• objecto tridimensional diverso;
• programa informático;
• filme em suporte vídeo ou DVD;
• página na Internet;
• blog;
• produtos multimédia;
• plano de intervenção;
• exposições;
• conferências/colóquios, etc.
Exposições, apresentações multimédia, encenações/dramatizações, organização de
debate/conferência, publicação de uma brochura, de um jornal, de um protótipo ou maqueta,
apresentação pública do blog e/ou site são algumas das múltiplas possibilidades da
apresentação pública do trabalho desenvolvido
Nesta fase, faz-se a avaliação do produto tendo em vista os objectivos definidos bem como a
avaliação da apresentação. Deverão ser enumeradas as principais conclusões identificando-se as
dificuldades e obstáculos e a forma de os ultrapassar. Ao fazer este balanço, avalia-se todo o
projecto.
Adaptado de “Área de Projecto, Dossier do Professor” de Manuela Matos Monteiro
Porto Editora, pp. 15-18

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