10 janeiro 2010

Área de Projecto 12º ano - Etapas/Fases do trabalho de Projecto

Etapas do Trabalho de Projecto:
1.° - Identificação do âmbito do problema.
2.° - Identificação e formulação dos problemas.
3.° - Planificação do trabalho:
* identificação dos meios de resolução do problema (recursos), das restrições e barreiras existentes;
* divisão de tarefas;
* elaboração dos instrumentos de pesquisa.
4.° - Trabalho de campo:
* construção de bases de dados; * observação directa;
* entrevistas;
* recurso a peritos no assunto;
* consulta bibliográfica.
5.° - Tratamentos de dados.
6. ° - Preparação da apresentação dos resultados.
7. ° - Apresentação dos trabalhos.
* formas possíveis de apresentação: cartazes, diapositivos, dramatizações, vídeos, apresentação multimédia, exposição oral, painéis, etc.;
* tempo ideal de apresentação do trabalho: 15-20 minutos.
8.° - Avaliação do trabalho.
4.2. Fases do Trabalho de Projecto O processo de ensino-aprendizagem desenvolvido na AP , fundado na Aprendizagem Baseada em Projectos, envolve quatro fases sucessivas: 1ª. Selecção do tema/problema e do grupo de trabalho. 2ª. Concepção e elaboração do projecto. 3ª. Execução sustentada do projecto e realização do (s) produto (s). 4ª. Elaboração do relatório do processo e apresentação pública do produto e dorespectivo relatório.
FASES DO TRABALHO DE PROJECTO
Selecção do tema/problema:
Trata-se de uma fase essencial a todo o processo, uma vez que o tema/problema do projecto e o grupo de trabalho que o vai realizar deve resultar da adesão consciente de todos os elementos dos grupos.
Qualquer que seja a temática escolhida, dever-se-á ter em conta algumas características do problema:
• deve ser autêntico, real;
• deve ser relevante e significativo para cada um dos participantes;
• deve ter uma ligação ao meio social dos participantes e ser possível resolvê-lo tendo em conta as condições do meio envolvente, partindo das experiências de cada aluno;
• deve ser passível de ser investigado (exequível);
• deve admitir vários caminhos de resolução;
• deve reflectir vários ramos do saber;
• deve ser susceptível de ser formulado através de um conjunto de questões.
Identificação e formulação de problemas parcelares:
Por o tema ser, muitas vezes, vasto há necessidade de decompor o problema em várias partes para análise, definindo problemas parcelares formulados sob a forma de questões.
No caso dos problemas parcelares, resultantes da decomposição do problema principal em várias partes, eles devem ser definidos sob a forma de questões por forma a permitir que todos os elementos dos grupos possam desenvolver as suas próprias abordagens à investigação, não permitindo assim, de forma alguma, que os resultados estejam predeterminados.
Estas questões constituirão, assim, linhas orientadoras destinadas à resolução e/ou procura de soluções para o problema formulado.
Estas questões devem ser formuladas de modo a apontar para a resolução do problema. Assim devem começar por Como, O quê, O que é que…
Selecção/Constituição do grupo de trabalho:


O trabalho de grupo é uma tarefa agradável, produtiva e eficaz, mas é necessário que se estabeleçam determinadas regras para que tudo corra pelo melhor ...
Concepção e elaboração do projecto
Escolhidos os temas/problemas que cada grupo irá trabalhar, passa-se à fase de concepção e elaboração do projecto.
Evidentemente que esta fase determina o trabalho que se irá desenvolver ao longo do ano. Em particular, a discussão em concreto dos vários aspectos da metodologia de trabalho de projecto – aplicada ao projecto de cada grupo de trabalho – deverá ter aqui o seu lugar.
É fundamental que os alunos aprendam a metodologia do trabalho de projecto, o que significa que não só sabem como ela funciona, mas também que a experienciam e a dominam na prática.
Planeamento do trabalho de grupo:
Identificados os problemas parcelares, o grupo deverá elaborar um plano de acção onde deve constar:
• Definição de objectivos gerais;
• Identificação dos meios de resolução do problema (recursos) e das restrições/barreiras Existentes;
• Definição das actividades e do processos de trabalho;
• Divisão de tarefas;
• Preparar o trabalho de campo (elaboração dos instrumentos de pesquisa, marcação de encontros com outros intervenientes, ...);
• Gestão do tempo – estabelecimento de uma calendarização para as diferentes Actividades;
Nesta etapa as TIC constituem um veículo organizador da informação e ao mesmo tempo um facilitador do processo de sistematização da preparação do trabalho. Construir um cronograma, um organigrama e elaborar instrumentos de pesquisa com o processador de texto, identificar recursos na Internet, são exemplos da sua utilização.
Execução sustentada do projecto e realização do(s) produto(s)
Esta fase é a que permite a aquisição e a integração dos saberes e saberes-fazer necessários à realização do(s) produto(s) pretendido(s), que pode assumir a forma de objecto ou de produção escrita ou de outra natureza, nomeadamente a de um projecto de intervenção, a concretizar ou não, dependendo das circunstâncias.
Incluirá, assim, as pesquisas e a utilização de equipamentos e instrumentos necessários à recolha de informação e à aquisição desses conhecimentos e competências de forma articulada com a realização do(s) produto(s), dependendo, portanto, do projecto concreto em execução.
É também nesta fase que se deverá proceder à elaboração de um relatório do produto realizado, quando se justifique, dando o realce adequado à sua fundamentação científica e tecnológica.
Assume, então, especial relevo a identificação, pelos alunos, dos problemas que se forem colocando à execução do projecto e à apresentação de propostas de superação adequadas.
Preparação do produto
É nesta fase que se preparam os produtos e a forma de divulgação.
Os produtos resultantes de um projecto poderão assumir formas muito variadas - jornais, brochuras, boletins informativos, relatórios, vídeos, cd-roms, páginas Web, diaporamas, maquetes, etc. Mas também poderão não ser visíveis, isto é, poderão apenas apelar a uma mudança de atitudes, ou mesmo de hábitos, à consciencialização para determinado problema.
E qual o papel das TIC? Se o produto for um jornal, brochura ou boletim informativo, um programa de edição electrónica ajuda certamente na sua composição. Se for um aplicação multimedia ou páginas Web é imperioso a utilização das TIC.
E se estiver previsto um debate/painel, certamente que uma apresentação electrónica feita em PowerPoint poderá ser de grande utilidade para servir de suporte à informação e/ou suscitar a discussão.
Caso o trabalho final se traduza numa campanha, a Internet com as suas ferramentas telemáticas - e-mail, fóruns, Chats - pode constituir um veículo na consciencialização para um determinado problema, ou no desencadear de acções que levem a uma mudança de atitudes e/ou de hábitos.
Elaboração do relatório do processo e apresentação pública do produto e do respectivo relatório
Esta fase permite a avaliação do(s) produto(s) obtido(s) e do projecto como um todo. É fundamental que, e independentemente da natureza do projecto a desenvolver, no final do ano lectivo haja um produto final – relatório, ensaio, objecto tridimensional diverso, programa informático, filme em suporte vídeo ou DVD, página na Internet, trabalho de suporte multimédia, etc..
Os alunos disporão do tempo considerado necessário para a sua concretização e para explorar as orientações e as conclusões intermédias que foram utilizando ao longo da execução.
Os critérios de avaliação deverão ser discutidos e fixados em grande grupo (turma) a partir de sugestões apresentadas pelos alunos, listadas e analisadas por todos para aplicação por parte de cada um dos grupos.
Para além da análise de aspectos como a adequação do(s) produto(s) aos objectivos, (a adequação da(s) estratégia(s) seguida(s), será de considerar a relevância do projecto, no seu todo, para a área de formação em que o aluno se insere.
A promoção da auto-avaliação em tempo útil, isto é, com utilização formativa, e da preocupação com a qualidade deve passar pela discussão entre o professor e cada grupo de um relatório escrito elaborado pelos elementos desse grupo na sequência do trabalho efectuado (relatório do processo), complementando os relatórios intermédios já realizados.
É também nesta fase que cada grupo apresenta oralmente à turma e a outras audiências, se for caso disso, o produto realizado, bem como o respectivo relatório.
O professor responsável, para além da informação que recolhe, analisa e utiliza ao longo da realização do projecto, no âmbito do apoio e orientação que assegura a cada aluno de cada grupo, deverá realizar uma apreciação final do produto realizado, em articulação com o processo que a ele conduziu.
Apresentação e divulgação dos trabalhos
É importante que, qualquer que seja a modalidade adoptada para as apresentações, os alunos tenham em consideração que apenas devem apresentar o produto (ou transmitir a ideia) e não apresentar tudo o que está no relatório.
Na divulgação dos resultados os alunos darão a conhecer aos seus pares, à comunidade educativa e/ou à comunidade em geral, o resultado do seu trabalho, dando significado à produção realizada. É importante determinar previamente junto de quem se vão divulgar os resultados do trabalho e de que forma. A forma pela qual o fazem pode ser muito diversificada: relatórios, cartazes, boletins informativos, vídeos, diaporamas, jornais, brochuras, exposição oral, dramatização, painéis, ...
Também aqui as TIC apresentam grandes potencialidades tanto na apresentação (que pode ser feita recorrendo a uma apresentação em PowerPoint) como na divulgação, quer esta se faça através do suporte de papel - brochuras, cartazes, relatórios ... - quer através de listas de correio (mailing lists).
E se for através de um debate? Uma apresentação electrónica será, certamente, útil . E, sonhando mais alto, que tal através de uma videoconferência (se a tecnologia adequada estiver disponível)?
Avaliação global
No processo de avaliação interessa mais o processo subjacente ao desenvolvimento do projecto do que propriamente o produto conseguido e nela deverão estar envolvidos todos os intervenientes no processo.

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