10 janeiro 2010

Área de Projecto 12º ano - relatórios

(Normas de elaboração de um relatório)
Os relatórios devem ser entregues ao professor nos dias previstos para a sua entrega sob pena de penalizações (em termos de avaliação) para os grupos de trabalho. àOs relatórios solicitados pelo professor devem fazer a exposição de todo o trabalho realizado até ao momento das suas entregas, de acordo com as seguintes normas: O Texto escrito deve ser claro, objectivo e fazer a descrição do Trabalho realizado; Os relatórios não devem exceder três páginas A4;

Os relatórios devem ter índice, introdução, conclusão (síntese das conclusões apuradas) e bibliografia consultada;

Os Relatórios poderão ser reformulados, caso o grupo assim o entenda, depois da Avaliação do Professor. Neste caso, os Alunos poderão apresentar os Relatórios devidamente reformulados até à Primeira aula seguinte após a entrega dos mesmos depois de entregues pelo professor;
Os Relatórios devem conter, na sua elaboração, os seguintes itens:

1- Identificação do grupo;
2- Tema do grupo;
3- Problema/Questão (situação considerada insatisfatória);
4- Objectivos/Finalidades a atingir;
5- Confrontações/Obstáculos/Resistências e possíveis soluções/propostas/alternativas;
6- Metodologias (Técnicas e/ instrumentos utilizados – divisão de tarefas e gestão do tempo);
7- Actividades realizadas/Resultados obtidos;
8- Reflexões/Análises sobre o trabalho realizado;
9- Protocolos/Contactos: (Contactos com o Meio exterior, que tenham contribuído para a realização do Projecto – pessoas/instituições contactadas);
10- Fundamentação/Introdução teórica: (Conclusões a que chegaram sobre o Tema);
11- Etapas/Fases do trabalho: (Momentos do desenvolvimento do trabalho).
12- Bibliografia: (Textos, Livros ou Sites utilizados);

Nota: A Bibliografia deve ser construída segundo as Normas internacionais, a saber: (ver exemplo).
- APELIDO DO AUTOR, Nome próprio. (Data da Obra). Nome do Livro/ Obra em itálico. Cidade: Editora. Exemplo: MARTINS, António (1999). Vidas Suspeitas. Lisboa: Martes.
- Os Sites referidos devem ser bem citados de forma completa, por exemplo: http://www.acime.gov.pt/modules.php?name=News&new_topic=99
13- Dificuldades sentidas, observações/considerações pessoais ou de grupo sobre o trabalho realizado e actividades e estratégias/metodologias utilizadas no decurso dos três períodos lectivos.
14- Ponto da situação/avaliação do processo;
15- Balanço do trabalho desenvolvido;
16- Os relatórios deverão ainda revelar criatividade/originalidade.
Nota: Em todos os relatórios os textos devem ser cuidadosamente escritos, tendo em conta o bom uso da Língua Portuguesa.
Tópicos para o Relatório do Produto Final
Justificação/Fundamentação da escolha do tema/problema.
Identificação e formulação dos objectivos a atingir.
Desenvolvimento de actividades adequadas ao produto e aos objectivos pretendidos.
Realização do levantamento dos recursos necessários à realização do produto.
Adequação do produto aos recursos existentes e disponíveis na escola e na comunidade.
Identificação de confrontações/obstáculos/resistências.
Apresentação de soluções/propostas alternativas às dificuldades diagnosticadas.
Balanço/Avaliação de todo o trabalho desenvolvido.
Utilização adequada da língua materna.

Apresentação/Organização do Relatório
· Capa e página de rosto
· Agradecimentos
· Índice
· Introdução
· Corpo do trabalho
· Conclusão
· Bibliografia
· Anexos

Sem comentários:

Enviar um comentário