10 janeiro 2010

GUIÃO DA ÁREA DE PROJECTO: BÁSICO

Área de Projecto, como fazer?
Guião Facilitador
Quais são os pressupostos?
A Área de Projecto é uma área inovadora da Reorganização Curricular. Cria dinâmicas de sentido, significado, equipa, autonomia, parceria, colegialidade,co-responsabilidade, geradoras de uma “Nova Escola”.
Estrutura do guião
A.Enquadramento organizacional da Área Projecto
Questões Legislação
1 – Qual a importância do Conselho Pedagógico para a Área de Projecto?
O Conselho Pedagógico constrói o Projecto Curricular de Escola que enquadra o Projecto Curricular de Turma, tendo em conta o Projecto Educativo de Escola.
Decreto Lei n.º6/2001
2 – Como é que o Conselho Pedagógico constrói o Projecto Curricular de Escola?
Com base nas sugestões dos Departamentos/Grupos disciplinares.
Nota: Estes devem definir as competências transversais e específicas, os critérios e actividades de avaliação. Ainda em reunião de coordenação dos Directores de Turma são
aferidas directrizes comuns para a construção do Projecto Curricular de Turma.
Decreto Lei n.º6/2001
B. Enquadramento curricular da Área de Projecto
Questões Legislação
1 – O que é a Área de Projecto?
É um área curricular não disciplinar que se concretiza em
projectos, centrados em situações-problema, articulando
saberes.
Decreto Lei n.º6/2001
Artigo 5.º Ponto 3
2- Para que serve a Área de Projecto?
Serve para desenvolver as aprendizagens que concretizem competências de caracter transversal.
Nota: A avaliação é da responsabilidade do Conselho de Turma
Despacho Normativo 30/2001 Ponto 5 e 29
3 – Porque é que o Projecto Curricular de Turma é importante para a Área de Projecto?
O Projecto Curricular de Turma é um documento estratégico, da responsabilidade do Conselho de Turma; é um documento de contextualização curricular e deve ter
as competências, critérios e actividades de avaliação, entre outras. Pressupõe que tem que estar enquadrado pelo Projecto Educativo de Escola e pelo Projecto Curricular de Escola.
Nota: Ver enquadramento organizacional.
Decreto Lei n.º 6/2001,
Preâmbulo
Artigo 2.º Ponto 4
C.Planificação da Área de Projecto
4 – Qual a importância do contexto motivador para o arranque da Área de Projecto?
O contexto motivador serve para gerar motivação, centros de interesse e implicação nos alunos. Os centros de interesse tanto podem pré-existir como serem criados
pelo professor, podendo ocupar várias aulas.
5 – Como organizar a turma para trabalhar na Área de Projecto?
Podemos dividir a turma em grupos, de número impar de elementos, heterogéneos com um líder e devendo o grupo distribuir responsabilidades.
Nota: O professor deve trabalhar segundo a Dinâmica de grupo.
6 – Quais as formas de concretizar a Área de Projecto?
As formas podem ser:
- Metodologia de projecto;
- Aprendizagem a traves de situações-problema;
- Aprendizagem pela descoberta.
6.1 – Quais as características de uma situaçãoproblema?
Deve ser:
- Relativamente complexa, cujas soluções não se encontrem previa e imediatamente disponíveis;
- Sustentada por uma dificuldade objectiva, um obstáculo a defrontar, que diz respeito ao saber a construir;
- Mobilizadora de competências e exigir a iniciativa dos alunos.
Em suma, deve ser significativa, desafiante e exequível.
6.2 – Quais os aspectos estruturantes a ter em conta na concretização de um projecto?
Não deve ser excessivamente directivo; os alunos devem poder desenvolver opções de forma a desenvolverem a autonomia, responsabilidade e espírito critico. As actividades devem ter sempre produções intermédias que serão registadas numa ficha de observação, o trabalho autónomo deve ser controlado e deve resultar num
produto final que seja facilmente identificável.
6.3 – Como é que deve ser a avaliação do projecto?
Deve ser uma avaliação essencialmente formativa, de processo ou contínua e deve ter sempre um suporte de registo.
D.Avaliação da Área de Projecto
7 – Quem avalia a Área de Projecto?
É o Conselho de Turma que é co-responsável na avaliação da Área de Projecto, devendo pronunciar-se sobre a proposta apresentada pelo professor ou par pedagógico.
Nota: A avaliação deve estar articulada com o Projecto Curricular de Turma onde estão definidas as competências para a Área de Projecto.
Decreto Lei 6/2001 Artigo 13 ponto 6
Despacho Normativo 30/2002 Pontos 28 b) e 29
Circular n.º 5/G D/2001
- Avaliação nas áreas curriculares não disciplinares

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