12 julho 2010

ePORTEFÓLIO: PORTEFÓLIOS ELECTRÓNICOS

“Port quê?”
As orientações para a introdução das TIC nas ACND do 8º ano são bem explícitas recomendando que estas sejam utilizadas na construção do portfólio electrónico do aluno. O colega, que é professor desta área curricular levantará todo um conjunto de interrogações que confluem em duas simples questões – Como é que o vou fazer? Como é que o vou fazer bem?
Sendo as questões simples, as respostas serão bastante mais complicadas, já que não se trata apenas de escolher a plataforma informática (Moodle, Joomla, FrontPage, Blog…) adequada. Qualquer que seja a solução encontrada para o modelo de portfólio, quer seja para os alunos da nossa turma, da nossa escola ou do nosso país, haverá sempre fragilidades e pontos de crítica. E tudo isto porque cada um de nós tem a sua ideia de portfólio. Este espaço é para a discutirmos.
A multiplicidade das questões, a complexidade das respostas e a subjectividade do conceito não nos deverão paralisar. Este ano não irá construir com os seus alunos o melhor portfólio do mundo, mas irá participar num processo inovador e, estamos certos, muito compensador profissionalmente. Encaremos este espaço como uma comunidade de prática em que nos apoiaremos mutuamente.
Para já gostaria de contribuir para a discussão com extractos de dois artigos que publiquei no meu blog já lá vão dois anos. Estou certo que se mantêm actuais e que podem servir de pontapé de saída para a discussão que se segue no Fórum “Port quê?”

17.8.05
Os ePortfolios
Uma das metas para 2010 do programa Ligar Portugal integrado no Plano Tecnológico do Governo é " a generalização do dossier individual electrónico (portfolio) do estudante que termina a escolaridade obrigatória, onde se registarão todos os seus trabalhos mais relevantes, se comprovarão as práticas relevantes adquiridas nos diferentes domínios (artístico, científico, tecnológico, desportivo e outros) e se demonstrará o uso efectivo das tecnologias de informação e comunicação nas diversas disciplinas escolares".Existem vários exemplos de implementação de ePortfolios (portfolios digitais). Alguns estão ligados a projectos de validação de competências específicas (línguas, TIC), outros são específicos de determinadas instituições (geralmente escolas do ensino superior ou profissionais), outros ainda reflectem a aprendizagem de cada cidadão ao longo da vida e ainda outros não têm por objecto de avaliação os alunos mas sim as suas escolas e professores.Detenhamo-nos no ePortfolio ora proposto e analisemos o seu primeiro "caderno de encargos". Os dados de partida serão, pois, os seguintes:a) Será um documento individual e electrónicob) Circunscrever-se-á à carreira escolar obrigatória do aluno (presentemente até ao 9º ano)c) Conterá produtos da sua aprendizagem (não todos mas os mais relevantes)d) As práticas mais relevantes serão comprovadas.e) Será demonstrada a utilização efectiva das TIC por parte do alunoDesde já se constata que terão de ser tomadas decisões quanto aos produtos a incluir, ao processo de comprovação e validação das práticas e à forma como se demonstrará a utilização das TIC pelo aluno. Mas estas são decisões de somenos quando comparadas com outras de teor mais estrutural - será somente um instrumento de demonstração externa das "provas" de aprendizagem do aluno ou pretende-se que sirva também para a sua auto-avaliação formativa? Qual o papel reservado ao portfolio na interacção professor/pais/colegas/aluno? Qual o papel do aluno na gestão do seu portfolio?A concretização desta meta não pode se restringir, pois, à simples produção da peça de software adequada ao objectivo. Todo um conjunto de questões de ordem pedagógica, social e organizativa a condicionam e desde já a configuram como sendo de grande complexidade. Contudo esta complexidade constituirá não um impedimento mas sim um incentivo para que em 2010 todos os alunos do ensino obrigatório tenham o seu portfolio. E, porque não, os outros também?


26.8.05
Ainda a propósito dos ePortfolios
O Europortfolio é um consórcio que tem por objectivo que todo o cidadão europeu seja portador de um ePortfolio em 2010. Num dos mais interessantes documentos por si produzidos tenta listar de forma quase exaustiva os grandes problemas que terão de ser tidos em conta na concretização deste projecto, levantando questões de ordem tão diversa como as relacionadas com o ensino e a aprendizagem, os aspectos de segurança e éticos, o seu enquadramento no sistema de ensino e nas instituições, os problemas de natureza técnica e de mercado.Eis aqui algumas destas questões:Tipos e modelos de ePortfoliosQue diferenças e semelhanças existirão entre os ePortfolios utilizados na escola, na universidade e no trabalho?Será uma mera extensão do CV ou deverá ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e de gestão do conhecimento?Ensino e aprendizagemQue estratégias curriculares deverão estar subjacentes ao uso dos ePortfolios?Qual o impacto do formato dos ePortfolios (normalizado ou livre) nos próprios produtos da aprendizagem?De que maneira os ePortfolios podem contribuir para a avaliação formativa e somativa?Como terão em conta os ePorfolios os diversos estilos de aprendizagem?Sistema de EnsinoQuais são os valores e os objectivos finais da implementação do ePortfolio?Os ePorfolios destinam-se somente a substituir o papel ou serão um instrumento de mudança das políticas de ensino e de avaliação?Quais são as implicações das passagem de registos baseados nas diversas instituições para registos centrados no cidadão e na sua aprendizagem ao longo da vida?InstituiçõesQue medidas (financeiras, organizativas e técnicas) deverão ser tomadas para a sustentação e manutenção a longo prazo de processo?Como será a iniciativa implementada nas instituições e como se fará a sua avaliação?
Atendendo a que as instituições, tais como as pessoas, poderão ter os seus próprios ePortfolios como é que estes poderão contribuir para a sua aprendizagem?
Aspectos técnicosComo pode o indivíduo manter o mesmo portfolio ao longo da vida passando por diversas escolas, empregos e até países?
Que tecnologias deverão utilizadas? Como se conjugarão com os sistemas CMS (Course Management Systems), LMS (Learning Management Systems), HRIS (Human Resouce Management Systems) e ERP (Enterprise Resource Planning) já existentes e em utilização?
O ePortfolio deverá ter como suporte um CD, deverá residir nuim servidor ou em vários computadores p2p( peer to peer)?
A que standards deverá obedecer de modo a garantir a sua utilização universal?

Mercado
Como é que os editores e produtores de sistemas e recursos educativos podem assegurar que os seus produtos se adaptam ao ePortfolio?
Como é que os clientes desses produtos têm a garantia dessa conformidade?

Claro está que algumas destas questões ultrapassam o âmbito da medida do programa Ligar Portugal que visa "apenas" atribuir um ePorfolio aos alunos do ensino obrigatório. Contudo seria importante que pensássemos desde já num portofolio que registasse os aspectos mais relevantes da vida académica e profissional dos portugueses. É este o momento exacto.

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