O Portefolio
· O portefolio dá conta do percurso de aquisição de competências do aluno
· Os elementos a inserir são escolhidos em função das metas estipuladas
· Os elementos são escolhidos de acordo com critérios predeterminados e acordados entre alunos e o professor
· Os elementos escolhidos representam, de forma clara, as competências adquiridas pelo aluno.
· Os elementos são escolhidos de forma regular, a partir de situações significativas de aprendizagem e avaliação.
· Os trabalhos escolhidos, contêm comentários dos professores, dos alunos e/ou encarregados de educação.
· O aluno faz reflexões e estabelece objectivos e estratégias.
· Os elementos escolhidos são sempre datados.
· Há uma ligação entre os diferentes trabalhos. A reflexão sobre desafios estabelecidos é obrigatória.
· O portefólio é um documento de avaliação em constante reformulação.
· O aluno guarda o seu portefólio e é responsável por ele, podendo servir-se dele ao longo de todo o ciclo de aprendizagem.
O dossiê
(compilação tradicional de trabalhos)
· Os trabalhos não representam o percurso do aluno.
· Os trabalhos nem sempre são escolhidos em função das metas estipuladas.
· Os alunos não conhecem critérios de selecção, ou então, só os fazem corresponder aos melhores trabalhos
· Os elementos escolhidos não são necessariamente representativos das competências dos alunos.
· Os elementos são compilados de modo esporádico e não continuo.
· Em geral, os trabalhos não contêm comentários pessoais nem do aluno, nem dos colegas, nem dos encarregados de educação.
· O aluno não faz reflexões nem estabelece objectivos, desafios ou estratégias para a sua própria aprendizagem.
· Os trabalhos raramente são datados.
· Não há uma ligação entre os diferentes trabalhos.
· O dossiê é um arquivo morto.
· O professor e/ou a escola podem guardar o dossiê que, rapidamente, menos prezam e/ou esquecem.
·
Sem comentários:
Enviar um comentário