12 julho 2010

Algumas ideias gerais sobre portefolio

Algumas generalidades sobre portfolios

O termo portfolio tem a sua origem no meio artístico referindo-se a uma colecção de produções que de alguma forma reflectem ou traduzem um percurso. Actualmente este conceito extravasou o mundo das artes e tem múltiplas aplicações.

Em educação os portfolios assumem frequentemente duas vertentes: a de aprendizagem e a de avaliação. Sem perder de vista que um portfólio de avaliação também o é de aprendizagem, pois o que se pretende é avaliar as aprendizagens efectuadas pelos alunos não só em termos de produtos mas também de processos

Podemos ver o portfolio de aprendizagem como uma colecção significativa dos trabalhos que o aluno vai produzindo e que ilustra os seus esforços, os seus progressos e as suas realizações em diferentes domínios e que não dispensa uma componente reflexiva explícita. Assim, do portfolio do aluno devem fazer parte as suas reflexões sobre os esforços que desenvolve, os objectivos que define para si próprio, as estratégias que se propõe para os alcançar …

Os elementos coligidos num portfolio devem ser datados, ilustrativos de um percurso que se torna evidente não apenas pela ordem cronológica dos trabalhos eleitos mas também pela reflexão que permite estabelecer ligações entre eles.

O professor tem um papel fundamental na construção do Portfolio na medida em que monitoriza a escolha dos produtos mais relevantes, os seus feedbacks constituem elementos importantes para a reflexão do aluno e tem uma palavra a dizer no estabelecimento de novos objectivos bem como na definição do percurso de aprendizagem.

Que objectivos para o Portfolio?
Pode identificar-se como grande objectivo para a construção do portfolio suportar a reflexão que pode ajudar os estudantes a entenderem a sua própria aprendizagem e proporcionar um enquadramento ao trabalho que permite documentar o seu crescimento ao longo do tempo.

Este grande objectivo pode ser “desdobrado” noutros:
­ Identificar aprendizagens
­ Documentar aprendizagens
­ Ajudar na estruturação da aprendizagem
­ Identificar o que ainda há para aprender
­ Desenvolver estratégias de aprendizagem
­ Partilhar: tornar conhecido o que é aprendido, para que os outros possam usar
­ Aprender com os outros
­ …


O que incluir num Portfolio?
Os elementos eleitos para constar de um portfolio devem sempre ser escolhidos em função dos objectivos da aprendizagem e reflectir critérios previamente negociados com os alunos. Assim, podem ter sentido:
­ Evidências das diferentes produções
­ fichas de trabalho,
­ esquemas,
­ fichas de leitura,
­ fichas de pesquisa,
­ registos de fontes de informação consultadas,
­ reflexões sobre o trabalho desenvolvido,
­ planos de trabalho futuro, reformulações de trabalhos anteriores,
­ balanços de actividades realizadas,
­ autoavaliações,
­ listas de actividades,
­ comentários pessoais sobre a turma ou a escola,
­ comentários de pessoas relevantes para o percurso de aprendizagem
­ …

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