11 abril 2010

ÁREA DE PROJECTO

Área de Projecto

A Área de Projecto tem o objectivo central de envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas curriculares em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção.

Finalidades
Desenvolver competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos e a avaliação de processos.
Aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes.
Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada.
Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação das diferentes áreas disciplinares/disciplinas.
Aprofundar o significado social das aprendizagens disciplinares.

Pressupostos
Utilização da metodologia de trabalho de projecto, privilegiando-se uma relação de complementaridade entre os grupos e os elementos de cada grupo, contribuindo para a solução do problema comum.
O conselho de turma, ao definir objectivos, deve ter em conta a sua exequibilidade.
Possibilidade de os alunos se relacionarem com o conhecimento através de realizações concretas.
As realizações assumem resultados concretos – relatórios, objectos vários, videogramas, páginas para a Internet ou trabalhos em suportes multimédia.
Possibilidade de o aluno confrontar a teoria com a prática tomando uma parte activa no processo de ensino/aprendizagem.
Nas situações de aprendizagem devem experimentar-se novos caminhos sem ter receio de se cometer enganos.
O aluno avalia-se a si próprio, considerando-se que o conhecimento poderá ser transformado em acções relevantes para o seu meio social.

Princípios orientadores
As temáticas devem estar centradas em preocupações sentidas pelos alunos;
O trabalho de projecto deve ser concebido numa lógica de integração curricular;
A ligação entre a área de projecto e as disciplinas deve ser natural;
A temática do trabalho de projecto não deve limitar-se às áreas curriculares leccionadas pelos professores da Área de Projecto;
O trabalho deve privilegiar o desenvolvimento da autonomia/criatividade e iniciativa dos alunos;
Deve haver colaboração entre todos os actores envolvidos nos diferentes tipos de iniciativas;
Deve ser privilegiada a construção de pequenos projectos (no mínimo um por período);
As metodologias de pesquisa devem ser diversificadas;
Para cada projecto deve ser definida a concepção, a execução e a avaliação.

Avaliação
A avaliação sumativa desta área, no final dos períodos lectivos, expressa-se de forma descritiva, conduzindo, também, à atribuição de uma menção qualitativa (não satisfaz, satisfaz, satisfaz bem), e utiliza elementos provenientes das diversas disciplinas e áreas curriculares.

A avaliação deve incidir sobre os produtos e processos.
A avaliação dos processos deverá ter por suporte grelhas de observação.
Compete ao conselho de turma proceder à avaliação qualitativa mediante proposta do par pedagógico que lecciona a Área de Projecto no 2º ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário