16 agosto 2010

ÁREA DE PROJECTO

Área de Projecto
A Área de Projecto tem o objectivo central de envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas curriculares em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção.

Finalidades
Desenvolver competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos e a avaliação de processos.
Aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes.
Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada.
Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação das diferentes áreas disciplinares/disciplinas.
Aprofundar o significado social das aprendizagens disciplinares.

Pressupostos
Utilização da metodologia de trabalho de projecto, privilegiando-se uma relação de complementaridade entre os grupos e os elementos de cada grupo, contribuindo para a solução do problema comum.
O conselho de turma, ao definir objectivos, deve ter em conta a sua exequibilidade.
Possibilidade de os alunos se relacionarem com o conhecimento através de realizações concretas.
As realizações assumem resultados concretos – relatórios, objectos vários, videogramas, páginas para a Internet ou trabalhos em suportes multimédia.
Possibilidade de o aluno confrontar a teoria com a prática tomando uma parte activa no processo de ensino/aprendizagem.
Nas situações de aprendizagem devem experimentar-se novos caminhos sem ter receio de se cometer enganos.
O aluno avalia-se a si próprio, considerando-se que o conhecimento poderá ser transformado em acções relevantes para o seu meio social.

Princípios orientadores
As temáticas devem estar centradas em preocupações sentidas pelos alunos;
O trabalho de projecto deve ser concebido numa lógica de integração curricular;
A ligação entre a área de projecto e as disciplinas deve ser natural;
A temática do trabalho de projecto não deve limitar-se às áreas curriculares leccionadas pelos professores da Área de Projecto;
O trabalho deve privilegiar o desenvolvimento da autonomia/criatividade e iniciativa dos alunos;
Deve haver colaboração entre todos os actores envolvidos nos diferentes tipos de iniciativas;
Deve ser privilegiada a construção de pequenos projectos (no mínimo um por período);
As metodologias de pesquisa devem ser diversificadas;
Para cada projecto deve ser definida a concepção, a execução e a avaliação.

Avaliação
A avaliação sumativa desta área, no final dos períodos lectivos, expressa-se de forma descritiva, conduzindo, também, à atribuição de uma menção qualitativa (não satisfaz, satisfaz, satisfaz bem), e utiliza elementos provenientes das diversas disciplinas e áreas curriculares.
A avaliação deve incidir sobre os produtos e processos.
A avaliação dos processos deverá ter por suporte grelhas de observação.
Compete ao conselho de turma proceder à avaliação qualitativa mediante proposta do par pedagógico que lecciona a Área de Projecto.

06 agosto 2010

FICHA DE LEITURA

Ficha de Leitura

1. Dados bibliográficos
Autor:
Título:
Editora:
Colecção:
Lugar e data da edição:

2. Dados sobre a obra
1. Género: poesia, teatro, conto, novela, romance, ensaio...
2. Tema principal: amor, aventuras, ficção científica...
3. Personagens principais: nome, traços físicos e psicológicos de cada uma.
4. Lugar e tempo de acção: país, cidade...; Idade Média, actualidade, futuro...
5. Resumo do assunto da obra.


3. Avaliação pessoal
1. Explicitação do título.
2. Vocabulário novo relacionado com a leitura.
3. Interesse geral e particular da obra.
4. Selecção de um excerto da obra de que mais gostaste.
5. Classificação da obra (por exemplo, de 1 a 10 pontos).

A ficha de leitura de um livro é um material importante para o teu estudo.
Na ficha de leitura registamos informações gerais sobre a obra a que se refere, anotações particulares, sínteses do assunto, etc.

ENTREVISTA

Guião de entrevista
O guião de entrevista é um texto que serve de base à realização de uma entrevista propriamente dita.
Antes de realizar qualquer entrevista, é necessário seleccionar: o tema; os objectivos da entrevista; a pessoa a entrevistar.

Regras para a elaboração do guião de entrevista
1. Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objectivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores/ouvintes.
2. Construir perguntas variadas:
o mais abertas - O que pensa de...?
o mais fechadas - Gosta de...?,
evitando influenciar as respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema.
3. Adequar as perguntas ao entrevistado (personalidade, nível etário, nível sociocultural...) e à situação (momento e lugar).
4. Seleccionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso.
5. Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação.
6. (Ao passar o texto a limpo, é importante ter em conta:
. a pontuação;
. a ortografia;
. a apresentação gráfica.

TRABALHO INDIVIDUAL

Fazer um trabalho individual
A apresentação escrita do trabalho individual

Qualquer que seja o tema, um trabalho deve ter sempre uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão pessoais. É necessário ter em conta os seguintes aspectos:
* se a sua apresentação é manuscrita ou digitalizada;
* o tipo de papel a utilizar: os trabalhos individuais devem ser apresentados preferencialmente em papel A4, com espaçamento de 1,5; folhas escritas de um só lado e respeitando as margens;
* se o trabalho incluir imagens ou outros documentos, eles devem ser apresentados da melhor forma possível;
* um trabalho deve ter sempre referência às fontes que foram consultadas.


Estrutura de um trabalho
1. Folha ou página de rosto - inclui uma imagem ilustrativa; título do trabalho; data da realização; indicação da pessoa ou disciplina que pediu o trabalho; autor(es) do trabalho e data da realização.
2. Índice do trabalho - deve respeitar a ordem dos assuntos no trabalho.
3. Introdução geral ao trabalho - explica-se, em traços gerais, qual o objectivo fundamental do trabalho.
4. Desenvolvimento do trabalho - pode dividir-se em partes, capítulos, subcapítulos.
5. Conclusão - deve constituir uma síntese pessoal do assunto do trabalho.
6. Bibliografia - deve conter, organizada por ordem alfabética, de acordo com o último nome dos autores, a indicação de todas as obras consultadas; verifica no teu manual quais são os elementos que constam da bibliografia.

Fases do trabalho individual

1. Planificação do trabalho: devemos definir o objectivo geral do nosso trabalho; esquematizar os tópicos do seu desenvolvimento; escolher as fontes e os recursos bibliográficos que vamos utilizar e definir o tempo de duração e execução do trabalho.

2. Recolha de dados: procede-se, então, à consulta propriamente dita de livros, enciclopédias, dicionários, etc.

3. Organização da informação: neste momento é fundamental colocar por ordem de importância a informação recolhida; distinguir o que é essencial e o que é secundário; efectuar resumos e esquemas que permitam sintetizar a informação.

4. Redacção do texto: o texto final deve ser claro, preciso e coerente.

5. Apresentação final do trabalho: deve ser cuidada, tal como te indicamos no texto ao lado.

TRABALHO DE PROJECTO

Trabalho de projecto
Trabalho de projecto é uma metodologia assumida em grupo que pressupõe uma grande implicação de todos os participantes. Envolve trabalho de pesquisa no terreno, tempos de planificação e intervenção com a finalidade de responder a problemas encontrados, problemas considerados de interesse pelo grupo e com enfoque social.
O trabalho de projecto é centrado no estudo de problemas, mas nem todos os problemas devem ser abordados através desta metodologia. Caberá ao grupo fazer a selecção. Sugere-se que as questões escolhidas se enquadrem no mesmo campo de problemas.

Elvira Leite, Manuela Malpique, Milice Ribeiro dos Santos,
Trabalho de Projecto 1. Aprender por Projectos Centrados
em Problemas, Ed. Afrontamento

Etapas do trabalho de projecto
1.º - Identificação do âmbito do problema.
2.º - Identificação e formulação dos problemas.
3.º - Planificação do trabalho:
* identificação dos meios de resolução do problema (recursos), das restrições e barreiras existentes;
* divisão de tarefas;
* elaboração dos instrumentos de pesquisa.
4.º - Trabalho de campo:
* construção de bases de dados;
* observação directa;
* entrevistas;
* recurso a peritos no assunto;
* consulta bibliográfica.
5.º - Tratamentos de dados.
6.º - Preparação da apresentação dos resultados.
7.º - Apresentação dos trabalhos.
* formas possíveis de apresentação: cartazes, diapositivos, dramatizações, vídeos, apresentação multimédia, exposição oral, painéis, etc.;
* tempo ideal de apresentação: 15-20 minutos.
8.º - Avaliação do trabalho.

O trabalho de projecto pode dar-te, como estudante, um treino em:

* estruturar conhecimentos;
* juntar e usar o material relevante;
* organizar o próprio trabalho e o dos outros;
* cooperar na solução de um problema/tarefa;
* tomar responsabilidade pelas tuas próprias acções;
* tomar uma posição e estar preparado para a defender;
* praticar a autocrítica e criticar os outros;
* identificar finalidades e objectivos e ver perspectivas no trabalho;
* ver a relação entre educação e vida profissional;
* perceber os mecanismos básicos por detrás do funcionamento da sociedade;
* praticar um modo de trabalho democrático.

Escola Superior de Educação de Estocolmo (adaptado)

USAR A BIBLIOTECA

Usar a biblioteca
A biblioteca escolar:

1. É o lugar privilegiado da escola para desenvolveres as tuas capacidades como membro da sociedade de informação.
2. É o sítio ideal para consultares /pesquisares os principais recursos de informação.
3. É o local onde encontras as novas formas de tecnologia.
4. Oferece-te fontes de informação remotas, devidamente organizadas.
5. Disponibiliza-te informação variada de forma organizada e recuperada.
6. É um lugar que deves respeitar.
7. É um lugar que deves aprender a utilizar...


O que precisas antes de entrar na biblioteca?
1. Saber o horário de funcionamento.
2. Saber as regras de permanência.
3. Conhecer os diferentes espaços.
4. Saber as regras de requisição de materiais.
5. Conhecer os funcionários.
6. Determinar qual o objectivo da ida à biblioteca (ler, ver um filme, requisitar um livro, ver os painéis informativos, utilizar o computador, pesquisar, etc.).>



A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.

UNESCO


Carta de Direitos das Bibliotecas Escolares e Outras Unidades Documentais nas Escolas Portuguesas

Direito à vida
Não basta uma tabuleta na escola a dizer "BIBLIOTECA"...

Direito a crescer
São necessárias condições materiais e humanas para haver esperança de vida.

Direito à qualidade
Onde caibam investimentos e projectos.

Direito à dignidade
Ambições e exigências.

Direito à igualdade
Para que se sirva quem procura e se cative quem passa ao lado.

Direito à liberdade
Porque só espaços sem censura e de acesso aberto podem criar cidadãos livres e autónomos.

Direito à diferença
Iguais e diferentes.


Cadernos de Biblioteconomia, arquivística e documentação (2),
Associação Portuguesa de Bibliotecários,
Arquivistas e Documentalistas


Como procurar informação na Biblioteca?

* Normalmente existem, nas bibliotecas, catálogos (também conhecidos por ficheiros, actualmente bases de dados informatizadas) com todas as informações sobre os livros e outros materiais disponíveis.
* Para pesquisarmos informação, podemos recorrer aos seguintes catálogos:
- catálogos de autores (quando sabemos o nome do autor);
- catálogos de assuntos (quando definimos um ou mais assuntos);
- catálogos de títulos (quando conhecemos o título da obra).
* Os catálogos contêm fichas bibliográficas organizadas por ordem alfabética (de A a Z); a maior parte hoje em dia está informatizada e já não existe em papel.

A Organização da Biblioteca

* Hoje em dia as Bibliotecas não têm apenas livros, também podes encontrar jornais, revistas, materiais áudio e de vídeo, CD-ROMs, computadores, etc.
* Cada secção da biblioteca pode ter regras de organização próprias.
* Os livros organizam-se de uma determinada forma que está estabelecida por um código internacional que se chama CDU (Classificação Decimal Universal) - trata-se de uma ordem de números que identifica os diferentes temas e está disponível em todas as bibliotecas.
* Normalmente os livros estão arrumados, nas estantes, por grandes temas:
- Generalidades (Enciclopédias Gerais, Dicionários de Língua,...)
- Religiões
- Matemática
- Ciências Naturais
- Ciências Aplicadas (Saúde, Tecnologia,...)
- Arte
- Desporto
- Passatempos
- Literatura
- Geografia
- História
- Biografias

TRABALHO DE GRUPO

Trabalhar em grupo
O trabalho de grupo é uma tarefa agradável, produtiva e eficaz, mas é necessário que se estabeleçam determinadas regras para que tudo corra pelo melhor...

Aqui está um possível código para bem TRABALHAR em GRUPO:

* respeito pelo tempo de execução previsto;
* distribuição de tarefas;
* auto-responsabilidade pelo cumprimento de todas as tarefas;
* respeito pela tarefa de cada elemento do grupo;
* respeito pela opinião de cada elemento e pela sua livre expressão;
* organização de um plano de trabalho;
* sintetização conjunta dos vários contributos e ideias surgidas.


Vantagens do trabalho de grupo
* enriquecimento de todos os elementos do grupo;
* enriquecimento do trabalho;
* socialização;
* desinibição dos alunos mais tímidos;
* respeito pela opinião alheia;
* economia de tempo face ao esforço a aplicar;
* aprendizagem da vivência democrática;
* estímulo à pesquisa;
* responsabilização individual;
* aumento do rendimento individual;
* autodisciplina;
* rápida circulação de ideias;
* maior entusiasmo pelas tarefas;
* estímulo do espírito de competição construtivo;
* impedimento de casos de isolamento e marginalização.

Desvantagens do trabalho de grupo
* manipulação por parte de alguns elementos e anulação de outros;
* impossibilidade de boa concretização do trabalho por falta de material esquecido por algum dos elementos;
* prejuízo de algum elemento;
* diminuição da responsabilidade individual;
* propensão à "preguiça" de alguns elementos.

Ao trabalhares em grupo, estás a participar num jogo de equipa em que é preciso acertar no alvo: o produto do trabalho (a apresentar oralmente, ou por escrito, pelo representante do grupo).