11 abril 2010

TIC

Um tempo lectivo para as TIC no 8.º ano
2 de Jul de 2007

No 8.º ano, deverá passar a ser destinado um tempo lectivo (noventa minutos) à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), na carga horária relativa às áreas curriculares não disciplinares, preferencialmente na Área de Projecto.

Esta medida, que tem em conta a necessidade de desenvolver a formação em TIC num momento anterior à entrada no ensino secundário, deverá entrar em vigor no próximo ano lectivo, de acordo com um despacho publicado no Diário da República.

O professor a quem for atribuída a docência deste tempo lectivo, nos termos da legislação em vigor para a leccionação da área de TIC, deverá definir as estratégias de concretização do desenvolvimento do currículo nacional em articulação com o conselho de turma.

A Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curriculares comunicará às escolas as orientações curriculares respeitantes a esta área de formação.

A generalização do acesso e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação é um dos constrangimentos referenciados pela comunidade educativa em geral e por estudos de avaliação promovidos pelo Ministério da Educação, no âmbito da aplicação do currículo nacional do ensino básico.

Para mais informações, consultar:

•Despacho n.º 16 149/2007

ÁREA DE PROJECTO

Define-se como finalidade da Área Projecto o desenvolvimento da capacidade de organizar a informação, pesquisar e intervir na resolução de problemas e compreender o mundo actual através do desenvolvimento de projectos que promovam a articulação de saberes de diversas áreas curriculares.

Ao longo do ensino básico, tanto na Área Projecto como em Formação Cívica, devem ser desenvolvidas competências em educação para a saúde e sexualidade, educação ambiental, educação para o consumo, educação para a sustentabilidade, conhecimento do mundo do trabalho e das profissões, e educação para o empreendedorismo, educação para os direitos humanos, educação para a igualdade de oportunidades, educação para a solidariedade, educação rodoviária, educação para os media e dimensão europeia da educaçã

No 8.º ano de escolaridade, a Área Projecto deve destinar um tempo lectivo de noventa minutos à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação.

•Despacho n.º 19308/2008

ÁREA DE PROJECTO

Área de Projecto

A Área de Projecto tem o objectivo central de envolver os alunos na concepção, realização e avaliação de projectos, permitindo-lhe articular saberes de diversas áreas curriculares em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção.

Finalidades
Desenvolver competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos e a avaliação de processos.
Aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes.
Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada.
Desenvolver as vertentes de pesquisa e intervenção, promovendo a articulação das diferentes áreas disciplinares/disciplinas.
Aprofundar o significado social das aprendizagens disciplinares.

Pressupostos
Utilização da metodologia de trabalho de projecto, privilegiando-se uma relação de complementaridade entre os grupos e os elementos de cada grupo, contribuindo para a solução do problema comum.
O conselho de turma, ao definir objectivos, deve ter em conta a sua exequibilidade.
Possibilidade de os alunos se relacionarem com o conhecimento através de realizações concretas.
As realizações assumem resultados concretos – relatórios, objectos vários, videogramas, páginas para a Internet ou trabalhos em suportes multimédia.
Possibilidade de o aluno confrontar a teoria com a prática tomando uma parte activa no processo de ensino/aprendizagem.
Nas situações de aprendizagem devem experimentar-se novos caminhos sem ter receio de se cometer enganos.
O aluno avalia-se a si próprio, considerando-se que o conhecimento poderá ser transformado em acções relevantes para o seu meio social.

Princípios orientadores
As temáticas devem estar centradas em preocupações sentidas pelos alunos;
O trabalho de projecto deve ser concebido numa lógica de integração curricular;
A ligação entre a área de projecto e as disciplinas deve ser natural;
A temática do trabalho de projecto não deve limitar-se às áreas curriculares leccionadas pelos professores da Área de Projecto;
O trabalho deve privilegiar o desenvolvimento da autonomia/criatividade e iniciativa dos alunos;
Deve haver colaboração entre todos os actores envolvidos nos diferentes tipos de iniciativas;
Deve ser privilegiada a construção de pequenos projectos (no mínimo um por período);
As metodologias de pesquisa devem ser diversificadas;
Para cada projecto deve ser definida a concepção, a execução e a avaliação.

Avaliação
A avaliação sumativa desta área, no final dos períodos lectivos, expressa-se de forma descritiva, conduzindo, também, à atribuição de uma menção qualitativa (não satisfaz, satisfaz, satisfaz bem), e utiliza elementos provenientes das diversas disciplinas e áreas curriculares.

A avaliação deve incidir sobre os produtos e processos.
A avaliação dos processos deverá ter por suporte grelhas de observação.
Compete ao conselho de turma proceder à avaliação qualitativa mediante proposta do par pedagógico que lecciona a Área de Projecto no 2º ciclo.

COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS DE ÁREA DE PROJECTO

Competências Transversais de AP

• Desenvolver a realização de projectos que impliquem o uso de diferentes linguagens.

• Reconhecer, confrontar e harmonizar diversas linguagens para a comunicação de uma informação, de uma ideia, de uma intenção.

• Questionar a realidade observada

• Avaliar a adequação dos saberes e procedimentos mobilizados e proceder a ajustamentos necessários

• Desenvolver actividades integradoras de diferentes saberes, nomeadamente através de realização de projectos.

• Promover a identificação e a articulação dos contributos de cada área de saber, com vista ao uso correctamente estruturado da língua portuguesa.

• Usar a língua portuguesa de forma adequada às situações de comunicação criadas nas diversas áreas do saber, numa perspectiva de construção pessoal do conhecimento

• Apoiar o aluno na descoberta das diversas formas de organização da sua
Aprendizagem

• Promover a realização de projectos que envolvam a resolução de problemas e a tomada de decisões

• Exprimir dúvidas e dificuldades

• Planear e organizar as suas actividades de aprendizagem

• Confrontar diferentes métodos de trabalho para a realização da mesma tarefa

• Auto-avaliar e ajustar os métodos de trabalho à sua forma de aprender e aos objectivos.

• Pesquisar, seleccionar, organizar e interpretar informação de forma crítica em função das necessidades ou problemas a resolver e respectivos contextos

• Comunicar, utilizando formas diversificadas, o conhecimento resultante da interpretação da informação

• Auto-avaliar as aprendizagens, confrontando o conhecimento produzido com os objectivos visados e com a perspectiva de outros

• Seleccionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por um problema.

• Valorizar a realização de actividades intelectuais, artísticas e motoras que envolvam esforço, persistência, iniciativa e criatividade

• Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaços de intervenção aos seus parceiros.

COMO TRABALHAR EM GRUPO

O Trabalho de Grupo é uma técnica que vais utilizar muitas vezes durante a tua vida escolar.
Para que possas tirar proveito deste tipo de trabalho, tens aqui algumas pistas de orientação:

Sê assíduo e pontual
 Ocupa rapidamente o teu lugar (que deve ser sempre o mesmo)
 Não percas tempo, inicia o teu trabalho
 Respeita o trabalho dos outros, falando em voz baixa
 Não interfiras no trabalho dos outros grupos
 Regista sempre as tarefas realizadas em cada sessão
 Deixa o teu lugar limpo e arrumado

Há outro tipo de regras que dizem, igualmente respeito ao trabalho de grupo:

 A planificação do trabalho deve ser feita por todo o grupo
 A distribuição das tarefas dentro do grupo, deve ficar registada em folha própria
 O tempo para a pesquisa, execução das tarefas, discussão das ideias, registo das conclusões, deve ficar registado numa planificação, devendo ser respeitado e cumprido.
 Sintetização conjunta dos vários contributos e ideias surgidas.

Vantagens do trabalho de grupo:
enriquecimento do trabalho;
socialização e desinibição dos alunos mais tímidos;
respeito pela opinião alheia;
economia de tempo face ao esforço a aplicar;
aprendizagem da vivência democrática;
estímulo à pesquisa;
responsabilização individual;
rápida circulação de ideias e maior entusiasmo pelas tarefas